Comitês de Bacias Hidrográficas do Estado da Paraíba


Parceiros


Comitê e Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba

Comitê e Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba

A Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba, tem uma área de 20.071,83 km2, compreendida ente as latitudes 6º51'31" e 8º26'21" Sul e as longitudes 34º48'35"; e 37º2'15"; Oeste de Greenwich.

É a segunda maior do Estado da Paraíba - abrange 38% do seu território, abrigando 1.828.178 habitantes, que correspondem a 52% da sua população total; 85 municípios inseridos total ou parcialmente na área da Bacia.

Considerada uma das mais importantes do semi-árido nordestino, ela é composta pela sub-bacia do Rio Taperoá e Regiões do Alto, Médio e Baixo Curso do Rio Paraíba. Além da grande densidade demográfica, na bacia estão incluídas as cidades de João Pessoa, a capital, e Campina Grande, segundo maior centro urbano do Estado.

Através do Governo Federal e Estadual, foram construídos, na área da Bacia, vários açudes públicos que são utilizados no abastecimento das populações e rebanhos, irrigação, pesca e em algumas iniciativas de lazer e turismo regional. Esses reservatórios são as principais fontes de água da região e nas ocorrências de estiagens muitos deles entram em colapso, ocasionando conflitos pelo uso dos recursos hídricos e graves problemas de ordem social e econômica, como é o caso do Açude Epitácio Pessoa, em Boqueirão.

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba - CBH-PB

O CBH do Rio Paraíba foi instituído pelo Decreto Estadual n.º 27.560, de 04 de setembro de 2006, e abrange a Sub-bacia do rio Taperoá, e as Regiões do Alto, Médio e Baixo Curso do rio Paraíba.

Os principais conflitos são:

Contaminação das águas

Esgotamento da capacidade produtiva do solo

Erosão generalizada

Degradação da mata ciliar

Escassez hídrica

 


Outros Comitês



© Copyright 2019 - aguasdaparaiba.com.br

Fractal Mídia